segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Uruguai-Eleições: Termina apuração; Resultados oficiais confirmam segundo turno

ANSA
MONTEVIDÉU, 26 OUT (ANSA) - Com 100% das urnas apuradas, o candidato da coalizão governista, José Mujica, que obteve 47,49% dos votos nas eleições presidenciais realizadas ontem, enfrentará no próximo dia 29 de novembro o oposicionista Luis Lacalle, do Partido Nacional.

Com os votos emitidos em todas as 6.868 mesas de votação contabilizados, o ex-guerrilheiro tupamaro confirmou os prognósticos, que davam a ele a maioria, mas que indicavam a realização do segundo turno, já que previa-se que ele não conseguiria atingir os mais de 50% dos votos necessários.

Segundo publicou o jornal local El País, com 100% das urnas apuradas, os a Corte Eleitoral aponta que Lacalle foi escolhido por 28,53% do eleitorado, à frente de Pedro Bordaberry, do Partido Colorado, com 16,66%, e de Pablo Mieres, do Partido Independente, com 2,44%. Outros votos somaram 4,87%.

Com estes dados, ainda de acordo com a mesma publicação, não está definido se a Frente Ampla obteve a maioria no Congresso. Os cenários demonstram que a coalizão governista ficará com 15 cadeiras no Senado, enquanto o Partido nacional terá nove, e os colorados seis. Já na Câmara dos Deputados, a Frente deve perder a maioria, permanecendo com 49 deputados. Os nacionalistas ficarão com 30 cadeiras e os colorados com 18.

Por sua vez, o site do jornal El Observador dá a Mujica 48,16% dos votos contra 28,94% de Lacalle. Bordaberry foi escolhido por 16,90% e Mieres por 2,47%.

Para a Corte Eleitoral, as eleições de ontem foram "muito positivas". "Estamos satisfeitos com o trabalho", disse o magistrado Luis Martínez Zimarioff, que destacou como ponto negativo apenas a demora no processamento dos dados, ocasionada principalmente "por um número importante de erros nas atas" de votação.

"Tivemos também alguns problemas de logísticas", contou Zimarioff à imprensa local, considerando que o pleito ocorreu "com normalidade".

Favorito, segundo as pesquisas de intenção de voto, Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro, passou 13 anos preso durante a ditadura militar, que se manteve no poder entre 1973 e 1985. Já no governo de Tabaré Vázquez, foi ministro da Pecuária e atualmente é senador. Seu companheiro de chapa é o ex-ministro da Economia Danilo Astori.

Por sua vez, Lacalle já foi presidente entre 1990 e 1995 e tenta regressar ao cargo. Em segundo lugar, ele aposta na nova votação para tentar virar o jogo. Jorge Larrañaga é seu candidato à vice-presidência.

Nenhum comentário: